O que nos conecta são as emoções

Criar relações saudáveis é tanto um objetivo a ser almejado quanto um grande desafio a ser encarado. Um dos grandes segredos para construir relações saudáveis é criar conexões, e, o que nos conecta são as emoções.

O ser humano é um ser social, nós mulheres temos um senso tão mais aguçado para isso. Gostamos de estar em família, com as amigas, ter nossa própria família e um relacionamento amoroso positivo, construtivo e tranquilo. Sendo assim, o ponto em comum de todas essas relações é a forma como nos relacionamos com eles, e é nessa forma que nos proporciona a sensação de ser um relacionamento saudável.

Para que haja a conexão nas relações, precisamos nos lembrar que somos seres humanos. E, seres humanos são perfeitos nas suas imperfeições. Como mulheres, nosso desafio é vencer essa barreira do perfeccionismo e permitir que nossas vulnerabilidades sejam expostas. A Dra. Brene Brown, é uma especialista nesse tema na qual aborda em um livro chamado A coragem de ser imperfeito e em um TED. Ela compartilha da ideia que é por meio da aceitação de nossas vulnerabilidades que conseguimos traçar um caminho verdadeiro de empatia e conexão com o outro. E que para experimentarmos o amor ou criatividade, todos nós passamos pela vulnerabilidade.

Ou seja, saber reconhecer seus erros e fragilidades e saber compartilhar elas, além de pedir ajuda, são formas de construir as conexões. Quando nos abrimos e dividimos nossas vulnerabilidades é quando a emoção ganha a cena. Nossas emoções são nossas águas internas, é o elo que nos conecta e faz surgir laços profundos nas relações.

Pois, somos humanos. Quando não mostramos que somos vulneráveis, estamos nos colocando acima. E isso, distancia as pessoas. Ficam isoladas, sozinhas criando um sofrimento. Portanto, o medo que impulsiona a perfeição é um sabotador. O que realmente nos faz humanos é compreender que somos a totalidade. E esta, passa por todos os desafios de viver, sendo assim, possui as conquistas e os aprendizados, vulgo fracasso.

Patrícia Tucci escreve em seu livro Revele seu melhor, que pessoas que são seguras sabem quando erram, são modestas em relação aos outros, sabem pedir ajuda e gostam de aprender com os outros. Portanto, para conquistar a atenção do outro, criar conexões e valorizar seu encanto mostre-se humano.  Neste sentido, aprendemos que construir relações saudáveis é a habilidade de mostrar-se quem se é em todas as facetas. Seja as habilidades naturais quanto as vulnerabilidades e fragilidades. Pois são delas que surgem nossas emoções, o segredo de criar conexões e laços afetivos duradouros.

Dica: experimente abrir-se ao outro compartilhando seus desafios e saber pedir ajuda. Sinta como pode mudar suas relações. Ao invés de criar máscaras por conta do medo de ser imperfeita, rejeitada ou não agradar os demais, use suas fragilidades como seus pontos fortes. A Mulher sábia é uma mulher autêntica pois sua segurança nasce do autoreconhecimento e autoaceitação, que todos somos humanos e vulneráveis. Pois, o que nos conecta são as emoções

Beijos com carinho,

“Inspirando homens e mulheres a fazerem o que amam todos os dias.” Quer saber como o coaching pode lhe ajudar? Me envie um e-mail juliananunes@dreamcoaching.com.br

Leave Your Comment