Dicas de Panejamento

Vamos falar de PLANEJAMENTO! Algo que grande parte das pessoas temem, não cumprem, acham difícil e assim nem começam a fazer o seu.

Eu sou formada em administração de empresas, master coach de vida e virginiana, ou seja, amo planejamento e organização. Mas isso não quer dizer que tudo o que faço segue a risca um planejamento e que por isso minha vida seja chata, rígida e inflexível. Muito pelo contrário, estou aqui para te dar dicas valiosas para ter uma vida com sentido e a importância do planejamento

planejar

 

Planejamento é onde você descreve quais são seus passos, ou melhor, as ações para chegar aonde você deseja. Se o sonho é O QUE você quer, o planejamento é o COMO.

Meu ponto de chegada

Para começar seu planejamento, antes você precisa DEFINIR AONDE QUER CHEGAR – isso é o que dá todo o sentido pro negócio funcionar. Quando seu objetivo estiver definido, claro e específico, você irá descrever os PASSOS que devem ser dados para a realização desse objetivo. Você vai fazer esse exercício de trás pra frente. Começando lá do futuro, que é o seu objetivo, e vindo para o presente. Dessa forma fica mais fácil e claro saber o que você precisa fazer hoje para chegar lá amanhã.

Sinta a realização dos objetivos

Outra dica é SENTIR, o que você quer sentir quando alcançar esse seu objetivo? O sentir é o segredo de toda essa engrenagem, pois é o que conecta você com as forças do universo. O que te apoia fazer acontecer. Sendo assim, quando decidir o que QUER >> SINTA!

Sinta você alcançando o seu sonho/objetivo, essa é uma forma de ganhar energia e se comprometer com seu planejamento. O nosso corpo já sabe o que é bom ou não para a gente. Isso é incrível não é mesmo. Parece que tô te falando alguma história boba, mas não, isso é falado em muitos livros e é provado. O nosso corpo expande quando sentimos se algo é para nós ou não, essa dica é excelente para tomar decisões.

Ter prazos

A próxima dica é colocar PRAZOS nos passos que você identificou que devem ser feitos. Os prazos devem ser com dia, mês e ano: 10/06/2015, por exemplo e não ‘na próxima segunda-feira’, ok!

Ser realista

Tanto nas ações (tarefas/atividades = passos) quanto nos prazos você precisa ser realista. Coloque pequenas e possíveis ações, que você sabe que vai conseguir realizar, e não algo grande que vai requerer esforço demasiado. Porque o objetivo de se ter um planejamento é ganhar energia e não o contrário. Metas grandes com prazos justos têm grandes chances de trazer frustração, é nisso que muitas pessoas erram ao fazer o planejamento.

É flexível

O planejamento é o que da o norte para você e sua vida, é seu mapa para alcançar seu sonhos. Logo, você pode modificá-lo quando quiser. Isso quer dizer que o planejamento é flexível, você vai adaptar os passos conforme for andando, além de ter interferências internas por você querer fazer algum ajuste também tem os fatores externos que influenciam no dinamismo do planejamento. Outro sentido da flexibilidade é você identificar o que melhor funciona no seu dia a dia, cada pessoa tem um ritmo, rotina e costume. Vá testando até encontrar a melhor forma de você seguir o seu planejamento, o importante é começar, se possível, já!!

planejamento_eliminar riscos

Quando você planeja elimina riscos, prospecta cenários favoráveis, torna-se mais organizado e ganha tempo. Segundo Christian Barbosa, a única certeza nessa história é que, quanto mais você planeja, mais ‘sorte’ você terá.

Então, vai querer ter a sorte a seu favor?

“Inspirando homens e mulheres a fazerem o que amam todos os dias.” Quer saber como o coaching pode lhe ajudar? Me envie um e-mail juliananunes@dreamcoaching.com.br

Leave Your Comment