Dicas de organização

ORGANIZAR > O que você sente quando lê essa palavra? Lembra da falta de organização que está a sua vida, seja por não conseguir colocar os projetos e ideias em ação, não sentir que esteja em uma rotina que faz bem, que as leituras e estudos não estão em dia, que existe uma lista de pendência gigante que contempla diversas áreas da sua vida? E tudo isso gera uma ansiedade e preocupação que não nos deixa em paz!

Manter a vida organizada é um desafio para muitas pessoas, no entanto, eu acredito que existem dois pontos que contribuem para isso: 1) o excesso de autocobrança e, 2) falta de análise das prioridades.

dicas de organizacao

Neste post  vou ajudar, com dicas e uma ferramenta de apoio para organizar a sua vida em qualquer área, desde que você se disponha a querer separar um tempo para colocar ‘sua casa’ em ordem. Vamos começar pela definição do seu guia => qual seu OBJETIVO. Trace um objetivo que seja muito claro para você, seja ele de curto, médio ou longo prazo. Independente de quando seja o objetivo uma dica é sempre revisar para atualizar.

Por que ter um objetivo? Com um ponto lá na frente bem definido fica mais fácil de definir as prioridades, ou seja, aquelas atividades, funções, compromissos que são realmente IMPORTANTES para a sua vida. Outra dica: as prioridades podem mudar com as fases da vida, por isso sempre revisar. Se não revisamos, o que era importante em algum momento da vida, pode não ser mais, e mesmo assim nos prendemos àquela tarefa. Mas, por ela não ser uma prioridade se torna um peso, perda de tempo e atrapalha na sua organização. O que muitas pessoas ainda reclamam por ter muitas tarefas por dia. Ou seja, por não saber definir com clareza o que faz parte da sua lista de prioridades neste exato momento da vida.

Definido o objetivo, você vai fazer uma lista de PRIORIDADES para este momento da sua vida. As atividades importantes estão congruentes com o seu objetivo, por isso se fazem necessárias neste momento. Busque ter um tempo só seu para realizar esta lista, pois você precisa colocar tudo o que é importante.

Depois de ter feito sua lista, agora é a hora de organizar em um mapa mental das prioridades. Nele, você vai ramificar as tarefas dentro de cada coisa importante. É neste desdobramento que percebemos o quanto de coisas temos para fazer no dia, e conseguimos criar consciência do tempo em relação a tudo o que você precisa fazer.

O mapa mental proporciona uma visão de tudo o que precisa ser feito. A partir dele você vai organizar as tarefas na agenda, o que é que precisa ser feito por você, o que pode ser delegado e inclusive o que pode ser eliminado da sua vida neste momento porque não está contribuindo positivamente no alcance de seu objetivo.

Dica de ouro: lembre-se sempre do poder do NÃO, dizer não faz parte da organização da sua vida e do empoderamento que você dá para seu SONHO. Porque se você não está contribuindo para a realização de seu sonho, está fazendo isso para o sonho de outra pessoa.

Organizar é ter clareza para decidir fazer o que te faz Feliz!

Uma outra dica é visualizar constantemente este mapa mental para estar conectada com aquilo que é importante para você. No centro do mapa você pode colocar seu nome, uma foto sua ou do seu sonho. Assim, você vai um vínculo com o que faz seus olhos brilharem e seu coração pulsar de felicidade.

Para finalizar, se pergunte qual habilidade você precisar ter ou desenvolver para manter e criar um ritmo de organização até que se torne um hábito em sua vida. Foque nessa habilidade e seu sucesso está garantido!

É possível sim você viver uma vida organizada é que seja do seu jeito para poder sentir a real felicidade.

Vou entregar um presente para ajudar você nesta organização. Baixe AQUI a ferramenta que vai ajudar você a criar sua lista e seu mapa mental das prioridades.

Ps.: você pode usar essa ferramenta de organização para projetos, ideias que ainda não foram para o papel, livros e estudos pendentes, viagem e tudo o que você precisa de ajuda para se organizar.

Aproveite e até a próxima!

“Inspirando homens e mulheres a fazerem o que amam todos os dias.” Quer saber como o coaching pode lhe ajudar? Me envie um e-mail juliananunes@dreamcoaching.com.br

Leave Your Comment