Nossa realidade se baseia na qualidade de nossos pensamentos

Nossa realidade se baseia na qualidade de nossos pensamentos. E eles são gerados a partir da nossa mente. Nossa mente é uma fonte geradora de pensamentos que se baseia nas experiências que passamos ou ela projeta o futuro, mesmo assim, essa projeção é baseada por algo que já conhecemos.

A nossa realidade é o presente, o que estamos vivendo neste exato momento, qualquer momento diferente do presente é o passado ou o futuro. É comum nossa mente estar fora do presente, ela vaga no passado tão facilmente quanto voa para o futuro. O impacto de estar nesses dois momentos reflete no modo de vida que vivemos. Ou vamos estar no drama, remoendo o querendo voltar a viver o que já passou, ou até querer voltar para corrigir e fazer diferente. A mente quando está no passado deixa nossas emoções abaladas. Assim, também acontece quando ela quer ir logo par ao futuro – uma projeção que parece que lá é o melhor lugar para se estar do que aqui. Este movimento de querer chegar no futuro logo, nos faz sentir a ansiedade. Uma característica marcante para quem se sente insatisfeita com a realidade ou porque quer manter o controle de tudo e inclusive almeja a perfeição.

Quando estamos atentas, estamos com o coração, a mente e o espírito no mesmo lugar. Suryavan Solar

O nosso desafio é encontrar na nossa mente a forma para ele viver mais no momento presente aliado a qualidade de pensamentos gerados. Acima, aprendemos que o drama e a ansiedade são gerados pela mente que vive no passado ou futuro. Se estamos assim, a qualidade de nossos pensamentos não é positiva para que a realidade que possamos criar seja um bom lugar para se viver.

Quero compartilhar uma DICA para ter a mente no presente, e assim, ter mais presença no momento presente. Para proporcionar o cultivo de pensamentos positivos e assim criar um modo de vida que traga realização e plenitude.

A dica é estar atenta. Estar atenta é estar em estado de atenção. Atenção em nós mesmas. Em como nos comportamos, reagimos e sentimos em relação as outras pessoas e situações a nossa volta. Estar atenta é se perceber nesse momento para aprender  mais sobre si. É ter um olhar de cuidado e amor para criar uma percepção positiva diante todos os fatos. É compreender que as adversidades fazem parte da vida. Quando temos esse estado de atenção nossos pensamentos são mais calmos e temos o poder de escolha na forma como vamos atuar por meio das nossas ações. Se compreender que é nos desafios que crescemos, nossa mente vai pensar no positivo para buscar solução e não ficar no negativo e encontrar culpados, remoendo o passado.

Conseguimos ter o estado de atenção quando prestamos atenção na nossa respiração. Sentir o ar entrando e saindo das nossas narinas é um exercício para acalmar a nossa mente, e isso quer dizer que ela começa a ficar no presente e não mais no passado ou futuro.

A partir de agora, é você perceber como está a sua Mente. Se ela gosta de passear no passado ou no futuro. Quando percebemos qual é o estado de sobrevivência da nossa mente, conseguimos atuar na mudança interna com mais eficiência e trazê-la para o presente com a ajuda do estado de atenção.

Pratique mais a atenção em sua vida e perceba a mudança de viver mais em harmonia com nós mesmas. Assim, estamos com nosso coração, mente e espírito alinhados.

É fácil? Não. É uma construção de minuto em minuto, dia após dia. Até se tornar um hábito natural.

Portanto, ao ler estado de atenção é o cuidado que temos com a nossa respiração. Se você, parar nos próximos 5 minutos para prestar atenção na sua respiração vai identificar para onde sua mente vai. E com isso ela vai aos poucos voltando para o presente. E então, você está em meditação.

Pratique e teste em você e perceba como vai ficar a qualidade de seus pensamentos. Um dos sinais que sua mente está no presente e com pensamentos positivos quando sua realidade estiver em estado de paz – o que na verdade é você por dentro.

Até a próxima,

“Inspirando homens e mulheres a fazerem o que amam todos os dias.” Quer saber como o coaching pode lhe ajudar? Me envie um e-mail juliananunes@dreamcoaching.com.br

Leave Your Comment